SÓ UM GRANDE SUSTO, MAIS UMA VEZ!


As espécies principais de Aranha Armadeira ou Aranha das Bananas (banana spiders) são Phoneutria nigriventer (Mata Atlântica), Phoneutria fera (Amazonas), Phoneutria rufibarbis (Amapá, Guianas, Amazonas, Pará), Phoneutria keiserlingi (Espírito Santo até Buenos Aires, nas baixadas fluminense e santista) e Phoneutria boliviensis (Bolívia), pertencem a família Ctenidae.
Espécie dada como a mais agressiva do mundo, possue tamanho do corpo entre 4 a 6 centímetros e envergadura de 15 a 18 centímetros, corpo e pernas castanhos, com fileiras de manchas claras no dorso do abdômen e a disposição de seus olhos é 2 – 4 – 2.

O comportamento de defesa denomina-se armandose, ergue-se apoiada sobre as patas traseiras, levantando os dois primeiros pares de pernas, posicionando-se verticalmente salta sobre o agressor.
Aranha de hábitos errantes e noturnos. Habita em áreas florestadas e está adaptada à área urbana, procurando refúgio sob troncos, rochas, lenhas, telhas, tijolos empilhados, terrenos baldios, sapatos e botas. Muito encontrada em plantações de bananas, abrigando-se entre as folhas e os cachos da bananeira.
A peçonha da phoneutria é composta por polipeptídes básicos além de histamina e serotonina, tem ação neurotóxica e cardiotóxica extremamente dolorida, ocasiona queda de pressão, prostração, tontura, vômitos, dispnéia, sudorese, aumento das secreções glandulares e espasmos, podendo levar a vítima ao “estado de choque” e até a morte. O tratamento é local com anestésicos e anti-histamínicos, e nos casos mais graves soroterapia e acompanhamento médico.
OBS. Capturar o animal que causou o acidente e trazê-lo junto com a pessoa picada, facilita o diagnóstico e o tratamento correto.
Se encontrar aranha desta espécie, não a mate, apenas saia de seu caminho ou a capture e a solte no mato, todos o seres tem o mesmo direito a vida e de ser livre, assim como você.

Postagens mais visitadas