AILTON KRENAK


Allton Krenak:”Eu acho que teve uma descoberta do Brasil pelos brancos em 1500 e depois uma descoberta do Brasil pelos índios na década de 1970 e 1980. A que está valendo é esta última. Os índios descobriram que, apesar de eles serem simbolicamente os donos do Brasil, eles não tem lugar nenhum para viver nesse pais. Terão que fazer esse lugar existir dia a dia expressando sua visão do mundo, sua potência como seres humanos, sua pluralidade, sua vontade de ser e de viver”. Leonardo Boff

O curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP tem o prazer em informar que a partir do dia 10/08, às 14h, se iniciará o ciclo de aulas da disciplina “Cultura Indígena, Política e Meio Ambiente”. Esta será oferecida pelos melhores professores e militantes que pesquisam sobre a causa indígena no país, tais como: Aílton Krenak, Eduardo Suplicy, Cristina Adams, Pajé Carlos Papá, entre outros, que farão uma explanação geral, relativa ao processo de formação das comunidades originárias e tradicionais, desde o início do povoamento no continente até as sociedades modernas e contemporâneas.
images
Seu foco é o estudo da diversidade cultural, multiculturalismo, movimentos sociais, grupos minoritários e a ampliação dos direitos civis, sociais e políticos. Dessa forma, buscar-se-á a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e efeitos da globalização na cidadania, identidade cultural e políticas públicas.
A cada semana, às quintas-feiras, das 14h às 16h30, e também no dia 06/10, sexta-feira, haverá um palestrante diferente que abordará um tema específico. Durante este ciclo acontecerão viagens de campo às aldeias indígenas. Os dias e assuntos estão especificados na ementa. Confira em: https://drive.google.com/a/usp.br/file/d/0B7bmgiT1xyctTzFYTFhCQ3NzR0E/view?usp=drivesdk
Lembrando que este evento é público, destinado a todos (estudantes ou não estudantes da USP) que tenham interesse em aprender mais sobre temas que permeiam a cultura indígena.
Para mais informações acesse o evento no Facebook
aldeia rio silveiras- Bertioga
Organização:
Professores Dr. André Simões, Dra. Mariana Domingues e Representante Discente Carlos Henrique Ferreira
Local:
Auditórios e Anfiteatro da EACH-USP
Endereço:
Rua Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo, São Paulo – SP
Data e horário:
Às quintas-feiras, de 10 de agosto a 26 de outubro de 2017 (incluindo dia 06/10), às 14 horas.
evento






Comente e critique com sabedoria!

Postagens mais visitadas