OS MACACOS ENTRARAM NA IDADE DA PEDRA

Pesquisadores descobriram que uma população de macacos-prego-da-cara-branca entrou recentemente na Idade da Pedra, que habita a ilha de Jicarón, no Panamá, começaram a usar ferramentas de pedra para quebrar nozes e mariscos, se tornando a quarta espécie de primata a alcançar o feito, depois de nós.

Os macacos-prego-de-cara-branca são o segundo grupo de primatas americanos a entrar na Idade da Pedra. Macacos-prego da América do Sul também têm usado as ferramentas, possivelmente há 700 anos. O comportamento também já foi observado em macacos na Tailândia e chimpanzés na África Ocidental. Vivimetaliun


Até poucas décadas atrás, os biólogos acreditavam que o ser humano era a única espécie que faz um uso extensivo de ferramentas. Mas hoje sabemos que muitos mamíferos, aves, peixes e até insetos usam objetos em seu habitat para facilitar suas vidas.
"Orangotangos, bonobos e gorilas têm utilizado ferramentas de origem vegetal mas nunca foram observados usando pedras", afirma Michael Haslam, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e líder do projeto Primarch (sigla para Arqueologia Primata). BBC
"We were surprised that this behaviour appears to be geographically localised,” lead author Brendan Barrett at the Max Planck Institute for Ornithology told New ScientistIFLSCIENCE!


Postagens mais visitadas