Muvuca

Muvuca, palavra de origem indígena, é a mistura de vários grãos e sementes com terra, para reflorestar uma area devastada. Angel Wagner - Dicionário inFormal

Em projetos de recuperação ambiental, a mistura de sementes nativas e de adubação verde tem conseguido colocar muito mais árvores por hectares com a metade do custo do plantio de mudas.
Com o uso de muvuca de sementes, as árvores crescem junto com os arbustos e ervas. Quando as plantas de crescimento mais rápido e vida mais curta morrem, deixam a matéria orgânica para enriquecer o solo. Kapua – Facebook - Repost @arvoreagua


A mistura de sementes agrícolas e florestais que compõe a muvuca segue a lógica da sucessão florestal. Mistura de sementes nativas e de adubação verde com areia que forma um insumo homogêneo propício para a formação da estrutura da floresta, a muvuca consegue colocar o dobro ou até dez vezes mais árvores por hectare e com metade do custo do que seria um plantio com mudas.
Para plantar e ter sucesso na restauração da área a longo prazo é preciso integrar espécies de ciclo curto, médio e longo. A alta densidade de árvores jovens e adubos verdes que tem sido observada nos estudos após a semeadura da muvuca cria um microclima úmido e protegido do sol e do vento para as sementes que vão germinando. A proximidade favorece a interação entre microorganismos presentes nas raízes das diferentes espécies e que complementam suas necessidades nutricionais, contribuindo para a vida e fertilidade do solo. Tatiane Ribeiro - Instituto Socioambiental (ISA)
A principal inovação da muvuca é ser produto de uma cadeia produtiva de restauração ambiental que envolve diferentes atores: povos indígenas, produtores rurais, agricultores familiares e urbanos. Com a muvuca, os saberes dos indígenas e agricultores para produção junta-se a com a capacidade do produtor rural de plantá-las em diferentes sistemas, conta Eduardo Malta, coordenador técnico de restauração florestal do Instituto Socioambiental (ISA) e colaborador da ARSX.

Comentários

Postagens mais visitadas