Mbira

O mbira é o instrumento nacional do Zimbábue e a plataforma do Google lançou um Doodle que apresenta o instrumento ao mundo, como parte da celebração da Semana da Cultura do Zumbábue, que começa em 21 de maio. O jogo na página inicial permite tocar o instrumento cultural africano tocado por várias gerações por mais de mil anos, enquanto conta a história de uma garota do Zimbábue que aprende a tocar o mbira e se torna uma inspiração para a próxima geração de músicos do local. Categoria Nerd
O jogo de quatro níveis vai fazer você conhecer os conceitos básicos do mbira, e ao longo do jogo você aprenderá e tocará junto com músicas tradicionais e modernas. Basicamente o jogo envolve tocar a tecla certa quando a nota chega, algo muito familiar para quem já jogou Guitar Hero, a equipe do Google Doodles viajou ao Zimbábue e trabalhou diretamente com o povo Shona para capturar e compartilhar o coração de sua cultura.

O mbira, também chamado de “piano de polegar” porque é tocado com os polegares e um dedo, consiste em “uma placa de som portátil de madeira (gwariva) afixada com uma série de teclas finas de metal, que são arrancadas pelos polegares e indicador”. Pode ser adicionado ainda materiais como tampas de garrafas ou contas que vibram para criar um zumbido. As músicas tocadas no instrumento usualmente se prestam à improvisação, então “não há duas performances exatamente iguais”.
“Tentamos dar às pessoas de todo o mundo uma amostra de uma tradição cultural ampla e profunda que não é muito conhecida fora de sua terra natal, e dar ao povo do Zimbábue a chance de se levantar e ser visto, de se orgulhar do que é exclusivamente deles”, explica Jonathan Shneier, sul-africano que liderou a engenharia do projeto.
Para jogar o jogo do mbira do Google Doodle acesse este link.

Comentários

Postagens mais visitadas