7 rituais para facilitar a meditação e dormir melhor.

 1Programe-se para que sua ultima refeição ocorra pelo menos 3 horas antes de dormir. 

Se for difícil, prefira sopas ou frutas ou mesmo uma super vitamina neste período. Já que estamos também focando a meditação neste momento, esta dica de não estar com o estômago pesado, também vale e ajuda muito.

2- Ao anoitecer, comece a baixar as luzes da sua casa. 
Dê preferencia ao abajur, com luz amarela e indireta, assim facilitamos que se inicie a produção de melatonina, hormônio que induz o sono (entre outras benéficas funções ). A luz branca/azul nos mantém em alerta.

A luz azul emitida pela tela do celular, tablet ou TV, também inibi a produção de melatonina e dificulta o sono. Tente pelo menos meia hora antes de dormir não fazer uso destes eletrônicos. Se não for possível, programe seu celular para que a noite a luminosidade seja alterada para o amarelo ou alaranjado, ou use um app para essa função. Outra alternativa, é usar óculos que bloqueiem a luz azul.

3- Use gotas de óleos essenciais em aromatizadores ou difusor. 
Estes óleos apresentam efeitos comprovados em nosso estado emocional.

Sugestão para este momento; lavanda, camomila, melissa, ylang ylang , vanilla, sálvia esclareia, bergamota.

Especificamente para meditação, um óleo excelente é o olíbano (frankincense). 

4- Crie uma playlist com músicas que utilizem as frequências de Solfeggio (procure no youtube ou spotify). Acredita-se que estas frequências equilibram a energia e mantém o corpo, mente e espirito em perfeita harmonia.

Você pode procurar também por frequências especificas, como  por 396hz, 417h,. 528hz, 639hz, 741hz, 852hz.

Experimente e pesquise sobre este assunto. Você irá se surpreender como é poderoso.

Ah, existem também aplicativos que você pode usar com este propósito. Uso o brainwave (este é focado na emissão de frequências  binaural) mas como disse, pela internet você acha com facilidade este padrão musical.


5- Faça alguns asanas (posturas) que estimulem o  alongamento e flexibilidade (pode ser na cama mesmo, aqui dou uma sugestão desta prática/ Yoga ao acordar. Para praticar ainda na cama.).

Espreguice, sinta seu corpo, prepare-o para se colocar em meditação ou mesmo dormir mais relaxado.

6- Faça alguns exercícios respiratórios. 
Há muitas sugestões de técnicas de pranayamas (respiratórios) aqui no YogaNaPratica, como Aprenda uma técnica de respiração do Yoga para se equilibrar .  

Uma dica rápida, faça assim:
Inspire, retenha o ar, expire, retenha sem ar.
Faça em tempos iguais. 
Vá testando o tempo para que as 4 fases da respiração aconteça de forma tranquila, sem ansiedade ou dificuldade. Inspire e expire sempre pelo nariz.

Exemplo:
Inspire em 4 segundos;
Mantenha os pulmões cheios por 4 segundos;
Solte o ar em 4 segundos;
Mantenha sem ar por 4 segundos.

Este pranayama, no yoga, tem o nome de Samavritti Pranayama.
Entre tantos benefícios,  esse respiratório diminui a ansiedade, a oscilação mental e é ótimo para se preparar para meditar.

7- E enfim, se proponha a meditar, nem que seja por poucos minutos.
Estabeleça como uma prática diária, assim como escovar os dentes.
Trate como um hábito inegociável quanto a não faze-lo. Afinal é o seu momento de encontro consigo mesmo, e apesar de tantas explicações, aparente complicações a respeito, é de uma simplicidade e facilidade absurda.
 
Apenas sente-se confortável, com a coluna ereta, (se precisar, não há problema algum em apoiar as costas na parede. Pernas cruzadas em lótus, desde que seja confortável, senão, coloque-as da maneira que não te incomode).

Daí não brigue com seus pensamentos, deixe-os passar em sua tela mental, apenas os observe, de forma presente, sem se envolver com eles. Caso aconteça (e é natural que ocorra), sem problemas, volte a postura de observador.

É como se estivesse vendo várias crianças (ou suas personas ou seus múltiplos papeis sociais) conversando, brincando, brigando, confusos, agitados a sua frente, e você só observa, sem causar qualquer emoção ou julgamento.

Só observe. Sem se envolver, sem questionar, sem julgar, sem emoção. Você é um ser além da mente viciada em pensamentos.

Mantenha a presença, foque no ar que entra e sai, nas pausas entre uma respiração e outra. 

Naturalmente, a percepção de suas sensações internas, sons, temperatura... irá aumentar.

Pense.

Você está se abrindo a uma percepção que você já tem, apenas não foi usada. 
Seus sensores lentamente vão despertando e você irá com o tempo, ter facilidade, prazer e ampliação da consciência neste momento.

É como se você estivesse de frente a uma floresta, e, a principio, só conseguisse perceber poucas variedades de verde, de plantas, de sons, cheiro.... 
Porque nunca para e olha, sente, ou ouve com presença.
A medida que você se dispõem a percebe-la, a se infiltrar nela, você nota as nuances de todo este universo, você consegue perceber, ter a percepção, ampliar o seu sentir, o seu"ver". 

Assim é a meditação.
Um treinamento para aumentar, gradativamente, suas percepções a respeito do seu eu, da sua consciência, do universo....

Sentir e ser a presença.
Sem ter que fazer nada ou se preocupar com pensamentos.
Apenas esteja, respire, se perceba, de forma consciente, presente.
Os pensamentos vão estar ativos, assim como sua circulação, sua digestão, funcionamento do corpo...
Apenas seja o observador. 
Aquele que esta presente.

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