Gongolos

Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, no Rio de Janeiro, descobriram que os gongolos, esses bichanos parecem com minhocas enroladinhas, também chamados de piolhos-de-cobra ou embuás. Vivimetaliun

A boa notícia é que eles são ótimos trituradores de alimentos e já estão sendo usados em Rondônia para fazer a “gongocompostagem“, os gongolos trituram a matéria orgânica e, assim, ela é mais facilmente decomposta pelos microorganismos presentes no solo, essa decomposição tem como resultado um adubo orgânico em um processo que pode levar entre 90 e 120 dias.

O adubo gerado pelos gongolos pode ser aplicado diretamente em mudas e hortas, além disso, os também chamados embuás são encontrados facilmente na natureza, o que torna o processo muito mais econômico.

Clarice Rocha - Gongocompostagem apresenta diversas vantagens para o produtor

A construção do gongolário é simples, pode ser montada com uma cerca de tábuas ou sombrite e lona embaixo, com caixas de madeira ou caixas d’água avariadas, materiais que o agricultor tem na propriedade. Uma vez por semana é preciso checar a umidade e, se estiver muito seco, é necessário molhar o composto, explica Mattioni. Não há necessidade de revirar a pilha.

Além da aplicação em hortas, vasos de plantas e para a produção de mudas, o adubo produzido por meio do húmus do gongolo pode ser também utilizado em áreas degradadas para reposição da matéria orgânica do solo. 

A tecnologia está disponível a visitação de produtores, técnicos, estudantes e demais interessados. Para conhecer a gongocompostagem, basta agendar sua visita a Embrapa Roraima pelo telefone (95) 4009-7135.

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa
roraima.imprensa@embrapa.br
Telefone: (95) 4009-7114

Os gôngolos ou gongolos ou gongolôs ou piolhos de cobra ou vacas pretas ou embuás ou Marias-café ou bichos de vaca ou congolotes. Eta bicho danado para ter nomes regionais, aqui e em Portugal! Higiene Atual

Como combatê-los dentro de casa? Combater dentro da casa? Que bobagem! Basta removê-los com pá e vassoura. Ali eles estão erraticamente. Não têm nada a fazer dentro de uma casa. Erraram o caminho, por certo; se perderam, talvez. A verdade verdadeira é que os gongolos não fazem mal nenhum e não deveriam ser eliminados, posto que até tëm um papel de certa utilidade ao se alimentarem de plantas e insetos mortos. Mas, “Vox populi, vox Dei” (a voz do povo é a voz de Deus) e lá vamos nós para atender os pressurosos chamados contra a invasão de piolhos de cobra. Coitados!

Como combatê-los dentro de casa? Combater dentro da casa? Que bobagem! Basta removê-los com pá e vassoura. Ali eles estão erraticamente. Não têm nada a fazer dentro de uma casa. Erraram o caminho, por certo; se perderam, talvez. A verdade verdadeira é que os gongolos não fazem mal nenhum e não deveriam ser eliminados, posto que até tëm um papel de certa utilidade ao se alimentarem de plantas e insetos mortos. Mas, “Vox populi, vox Dei” (a voz do povo é a voz de Deus) e lá vam,os nós para atender os pressurosos chamados contra a invasão de piolhos de cobra. Coitados!

como fazer uma loja virtual

Gongoloze-se: JASMIM CONTRA TODOS OS MALES E OUTRAS PORÇÕES DE AMOR, Repelente de insetosAbelha, o ser humano mais importante do planetaPiscina biológica sem cloroFlorest PoultSubstituto de agrotóxico: eucaliptoConheça 13 maneiras de reaproveitar sobras e cascas de frutas e vegetaisRemédio caseiro para controle de pulgas

Comentários

Postagens mais visitadas