Beringela

berinjela (português brasileiro) ou beringela (português europeu)[a][1][2] é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de sementeira sob abrigo, no hemisfério norte, é de janeiro a março. A de plantação, de meados de março (ou após as últimas geadas) a julho. A época de sementeira directa é em março e abril. Em regiões de clima quente, o ano todo. Wikipédia, a enciclopédia livre.

Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da beringela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da beringela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali. Na Europa, a beringela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A beringela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses. Sítio do Pica-pau Angolano


Para uma alimentação mais saudável, aprenda a incorporar a berinjela na sua dieta. Essa leguminosa, fonte de ferro, pode ser consumida assada, cozida, crua em salada e até mesmo frita. Rica em vitaminas como A, B, C, e em proteínas, além de conter uma grande quantidade de sais minerais como cálcio, potássio e ferro. Anete Mecenas - Conquiste sua vida
A berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares. Devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.
Uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias e ser rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.
O fruto é fonte de cálcio, magnésio e potássio, esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular. A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.
A casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.


Dados para Cultivo

Época Colheita: folhas durante o ciclo, frutos, a cada 4-5 dias (colher pela manhã cortando pedúnculo curto)Cura Pelas Plantas

Nome cientifico: Solanum melongena, L.

Composição Química:

Ufla: Pereira et al: Pigmentos; ácido clorogênico, aminoácidos, vitaminas, saponinas; cinarina.

Plantamed: alcalóides (stachydrina), vitaminas (A, B1, B2, B5, C, niacina), minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio) e proteínas.

Propagação: sementes em plantio definitivo (100-200g/ha) (transplantar)

Espaçamento: 1,2-1,5x0,8-1 m

Época de Plantio: setembro-fevereiro, e em regiões de clima quente o ano todo

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