Paneer, o queijo indiano

 Paneer ou panir é um queijo indiano tipo cottage de sabor suave, muito utilizado na culinária vegetariana. 

Sua consistência pode mudar de acordo com o que você deseja, na índia tiram todo seu soro e fritam, então ele fica sequinho e fácil de cortar. 

Ele é muito simples de fazer mas precisa de um leite mais integral, com esses pseudos leites de caixinha não funciona.

Paneer – O Queijo Indiano (do livro 40 Receitas Vegetarianas de Madhava Lila)

Rendimento: 1 queijo de 180g

Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes:

– 1 litro de leite integral;

– 2 limões;

– ghee (manteiga clarificada) para fritura.

Leve o leite ao fogo baixo, assim que levantar fervura adicione lentamente o suco dos limões, mexendo com delicadeza até talhar o leite. Quando o paneer e o soro estiverem distintos, pare de acrescentar o limão, desligue o fogo e escorra o soro por uma peneira de trama bem fechada. Deixe descansar por 15 minutos. Reserve o soro. Comprima levemente o paneer para retirar o soro restante. Retire-o da peneira, acomode delicadamente sobre um prato e corte em cubos. Aqueça o ghee em fogo brando, coloque os cubos de paneer e frite-os até que estejam levemente dourados e depois escorra. Prepare uma solução de 1 xícara de soro com 1 pitada de sal e deixe os cubos de paneer fritos imersos nela por 15 minutos. Escorra e use o paneer em preparações que desejar.

Paneer da Fazenda Lila

Siga o mesmo processo até começar a talhar, quando o paneer e o soro ficarem distintos retire o paneer com uma escumadeira, e refogue em uma frigideira com masala e tomatinhos cereja picados. Sirva quente.

Comentários

Postagens mais visitadas